Dicas para desenhar pessoas em anatomia de desenho

O desenho é uma das artes mais antigas conhecidas pela humanidade. O homem dominara a arte antes mesmo de aprender a domar fogo. De um modo geral, o desenho é um vasto oceano. Aqui vamos nos concentrar apenas na parte anatômica do desenho, mais especificamente o desenho de pessoas.

No que diz respeito à anatomia de desenho, sejam figuras humanas ou animais, deve-se saber por onde começar. Para iniciantes, isso pode ser bastante complicado e confuso. Existem diferentes métodos pelos quais podemos iniciar um desenho humano. O mais importante é ter a consciência e considerar a possibilidade de que fazer um curso de desenho realista, vai ajudar muito e poderá trazer benefícios a curto prazo.

Uma maneira padrão de começar a desenhar anatomia é usando formas. Isso prova ser uma técnica muito simplificada, mas altamente eficaz. Mas as partes humanas não podem ser encaixadas em formas básicas como redondo, quadrado, triângulo, reatângulo, etc. Então, o que fazemos? O truque é combinar diferentes formas para criar a forma humana. Por exemplo, um bloco e uma esfera foram desenhados juntos para distinguir a forma de uma cabeça.

Outro método é usar bonequinhos. Isso é particularmente útil para desenhar figuras humanas em ação, e nesse caso, usar formas pode ficar muito complicado. Uma grande vantagem: com os bonequinhos você pode facilmente experimentar muitas e muitas posições antes de se comprometer com um para o desenho real.

Usar isso como uma preparação para o seu desenho também ajuda a ver de antemão se você pode tirar a pose, se você precisar de material de referência para ele, se ficar sem papel enquanto desenha, etc. Sim, o humilde stickfigure ajuda você a planejar sua próxima obra-prima. Usando isso, uma figura humana pode ser completada seguindo os passos simples abaixo:

1. Comece com a linha de equilíbrio central de cima para baixo. 
2. Divida-o ao meio, mostrando o topo do triângulo da linha de dobra.
3. Defina as linhas da cabeça, pernas, linha do ombro e do braço.
4. Termine o triângulo do tronco e o triângulo da linha de dobra.
5. Agora adicione as mãos e os pés.

Outro aspecto importante no desenho de humanos é manter as proporções corretas para cada parte do corpo. Porque, sem essas proporções, a imagem parecerá um desenho animado. Você pode usar cabeças para medir outras partes do corpo, como braços e pernas. Por exemplo, as proporções normais para partes do corpo humano são as seguintes:

Parte inferior da virilha para o caroço do pescoço-3 cabeças
Quadril para baixo do calcanhar-4 cabeças
Mãos com os dedos estendidos-queixo até o couro cabeludo
Ombro ao pulso -2 cabeças
Largura do ombro- 2 cabeças horizontalmente
Comprimento do antebraço-comprimento do antebraço

É também crucial concentrar-se em partes individuais do corpo para dar vida ao seu desenho. Por exemplo, há três coisas a se prestar atenção quando você está desenhando o cabelo: os fios de cabelo, os tons de cabelo e a estrutura da cabeça em que o cabelo está. Outro aspecto vital é os efeitos de iluminação do desenho. O efeito de iluminação adequado pode, eventualmente, dar vida ao seu desenho.

Além de todos estes aspectos técnicos do desenvolvimento de um desenho realista de anatomia humana, imaginação e paixão pelo mesmo são igualmente vitais. Vale a pena também ter em mente o famoso provérbio: “A prática faz um homem perfeito!”.

Copyright © 2015 Pixel Theme Studio. All rights reserved.